segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Sucesso no lançamento da nova coleção Art'Escama

Com o salão paroquial da Ilha da Pintada completamente lotado, aconteceu, ontem, dia 30 de agosto, o elogiado desfile de lançamento da nova coleção de biojóias de escamas e couro de peixe da Associação Art’Escama. O desfile contou com a presença de modelos locais de todas as idades, que esbanjaram simpatia e foram ovacionadas pelo público a cada nova entrada na passarela.
Antes do desfile, a Professora Ana Maria Dalla Zen, coordenadora do projeto “Programa Ilha da Pintada, Mulheres, Trabalho & Desenvolvimento Sustentável” falou sobre a inserção da Universidade Federal do Rio Grande do Sul na Ilha e sobre o apoio do Prêmio Santander Universidade Solidária para o projeto, bem como, o protagonismo das mulheres da Art’Escama em todo o processo. Ocorreu ainda homenagem à fundadora e ex-presidente da Art’Escama, Teresinha Carvalho da Silva, através da atual presidente, Elisabete dos Santos Araújo, pelo reconhecimento de seu trabalho ao longo dos anos no grupo, além de sorteio de brindes e um delicioso chá.

O sucesso do desfile demonstra a importância do resgate da cultura local, nesse caso, o uso de escamas de peixe em ornamentos, técnica oriunda dos Açores – Portugal, do qual, parte dos moradores da Ilha da Pintada é descendente. Além disso, a qualidade e a beleza das peças e a capacidade mobilizadora das mulheres para o evento demonstram a viabilidade da economia solidária e sustentável.

O salão paroquial ficou completamente lotado.


Ana Maria Dalla Zen e Teresinha Carvalho da Silva


  
  
   

  






 Fotos: Laíne Wagner - Bolsista de Jornalismo



Nenhum comentário:

Postar um comentário